quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1038 - O SEIXO EM MANANCIAL - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 153

 O SEIXO EM MANANCIAL

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 153

 

1038

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Hoje falaremos sobre o Salmo 114, mais um salmo didático que expressa de forma contundente as maravilhas da saída do povo de Israel do Egito e o seu sustento ao longo do caminho. Queremos pensar na verdade contida no verso 8: “O qual converteu a rocha em lençol de água e o seixo, em manancial”. No paralelismo da poesia hebraica diz-se a mesma coisa, mas para enfatizar repete-se o fato. Aqui é citada a transformação que Deus fez num meio ambiente inóspito, proporcionando água num local onde só havia pedras. Sim, caro ouvinte, Deus supriu uma população de mais de três milhões de pessoas com água pura, numa região onde só havia pedras. Como isto é possível?

 

Ele é Senhor do céu e da Terra. Ele criou todas as coisas e ao som de Sua voz a Natureza lhe obedece. Isso faz-nos lembrar um outro momento na história bíblica. Jesus e os discípulos encontram-se numa embarcação e, subitamente, levantou-se enorme tempestade. Os apóstolos temiam sucumbir e acordaram o Mestre. Este, ao som de Suas palavras, ordenou que o mar e o vento se aquietassem, e fez-se profunda bonança. Como isso é possível?

 

Ele tem autoridade sobre a Natureza. Assim, de uma pedra Ele pode fazer verter uma fonte abundante de água. Deus é Deus e nada pode deter o Seu poder.

 

Talvez ao longo da vida nós nos encontremos num grande e árido deserto. Estamos desempregados, com aposentadoria insuficiente, sem poder comprar remédios, com pessoas enfermas na família, sem uma casa para morar, sem amigos para nos socorrer, parece que tudo secou-se ao nosso redor. Quando isto acontecer podemos ter certeza de uma coisa: há um Deus presente que está pronto a atender as orações daqueles que Lhe agradam! Vejamos o que diz o livro de Tiago: A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tg 5:16). Tiago citava Elias, o profeta, que orou a Deus e o céu tornou-se de bronze, provocando terrível seca por três anos e meio. E depois disto orou novamente, e o céu destilou chuva copiosa, pondo fim ao sofrimento. Sim, Deus é aquele que tudo pode, inclusive em resposta a alguém que Lhe clame com fé, zelo e ardor. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? (Is 43:13).

 

Prezado ouvinte, Deus fez o seixo transformar-se num manancial. E pode fazer com que a sua vida resplandeça, remoce e tenha um brilho muito especial. Clame a Ele, suplique-Lhe a graça. Que Deus lhe abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...