quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1057 - A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 169

 SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
169 - A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE - SALMO 136

1057
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.
 
O Salmo 136, junto com o 135 é conhecido como o GRANDE HALLEL, a grande oração em louvor e agradecimento. Cada verso tem duas partes: uma afirmação sobre as obras do Senhor e a resposta do coral, "porque a sua misericórdia, benignidade dura para sempre”. Ele é um texto pós-exílico, composto depois que Israel voltou de Babilônia. Ele está fundamentado no PENTATEUCO, isto é, nos livros de Moisés, na Lei do Senhor. Se retirarmos a frase que aparece em todo o salmo quanto à resposta do coro, o que sobra é similar ao salmo 135, o seu irmão gêmeo ou irmão menor.
 
O que significa MISERICÓRDIA ou BENIGNIDADE?
 
BENIGNIDADE significa bondade, gentileza, altruísmo, generosidade. E MISERICÓRDIA significa solidariedade, perdão, indulgência, graça e clemência. O salmo todo afirma que Deus é clemente, é bondoso, Deus é solidário para com a dor do ser humano, Deus perdoa o contrito, Deus dá graça aos necessitados e é bom para com todos.
 
O autor se refere à obra que Deus fizera na criação do mundo e na formação do Estado de Israel. Ele cita Abraão e sua chamada, os patriarcas, Moisés e as pragas no Egito, a libertação da escravidão, a formação do país e o suprimento que Deus lhes deu durante todo o tempo, inclusive naqueles momentos de restauração da nação. Hoje, quando Israel depois de desaparecer geograficamente possui de novo a Terra Prometida, deve agradecer dia após dia com este Grande Halell, pois Deus foi bondoso para com eles.
 
E conosco? Também! Mas a nossa pátria não é na Palestina, mas no Céu, de onde aguardamos a Nova Jerusalém, na Nova Canaã celestial. Deus é generoso para com os crentes, porque a morte não terá domínio sobre eles. Pelo contrário, todos voltarão à vida do pó da terra e serão transformados à semelhança do corpo do Senhor, desfrutando de graça e favor pelos séculos dos séculos. Nós merecemos isto? Não. Somos pecadores miseráveis. Mas Cristo veio ao mundo morrer por nós, pecadores e, por Sua causa, somos chamados filhos adotivos de Deus. Esta é a misericórdia do Senhor, que olhou para pessoas tão indignas como nós. Como diz o velho hino, “Se isto não for amor, o oceano secou, não há estrelas no céu, as andorinhas não voam mais!” É claro que é amor! E a salvação é a chave de ouro deste amor. “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa.” Amém. Aleluia. Que Deus nos abençoe. Amém.
 
Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...